segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Como agendar o melhor horário de uma entrevista de emprego?

Camila Lam - exame.com
São Paulo – Na maioria das vezes, o candidato não tem a oportunidade de escolher o horário em que será entrevistado. Entretanto, quando fazem a pergunta “Quando você está disponível para uma conversa”, o que você responde?
Não há uma regra que defina qual o melhor dia ou horário, afirmam os especialistas, mas existem sim variáveis que devem ser consideradas antes que você responda “estou disponível a qualquer hora”.
Para Eduardo Abreu, líder da expertise de Recursos Humanos da HAYS Recruiting experts worldwide, é um mito de que existam horários que são melhores do que outros para entrevistar candidatos.
“Mas acredito que dependendo do horário pode fazer diferença para o candidato. Possivelmente no começo do dia ele estará mais calmo enquanto no final do dia ele estará exausto depois de um dia de trabalho e cheio de reuniões”, explica.
Vera Vasconcellos, consultora da Career Center, empresa especializada em gestão estratégica de Recursos Humanos e Outplacement, acredita que a escolha é muito individual e deve ser feita após refletir por alguns instantes qual é o melhor momento para que o profissional se apresente a um headhunter ou a um membro de uma empresa que o avaliará.
Confira abaixo algumas variáveis que você não deve esquecer antes de confirmar um horário de entrevista:
1 Urgência
Qual é o nível de urgência da entrevista? “O candidato não deve fazer ‘charme’ para o recrutador e adiar a entrevista por uma semana”, explica Abreu.
Ele diz que quando o candidato diz que está super disponível, só é compreensível quando ele está desempregado. “Mas se ele sai do trabalho dele às 16h e diz que pode fazer a entrevista, já começo a avaliar o estilo profissional dele, se tem compromisso ou não”, explica.
O bom senso deve prevalecer, não adie a entrevista quando você está disponível só porque acha que deve esperar alguns dias para aceitar. Caso contrário, parecerá que você não está interessado no cargo.
Mas se você não pode conversar com o headhunter ou o entrevistador da empresa a qual você se candidatou, seja transparente e explique sem enrolação porque você não pode no horário que ele escolheu.
2 Dia da semana
No final do dia, é comum que o cansaço e o stress estejam em evidência se comparado com o “humor” de uma terça-feira, por exemplo. Mas, especialistas alertam que é relativo: cada empresa tem uma cultura organizacional diferente. Vera diz que se para algumas empresas sexta-feira significa correria, para outras significa um dia tranquilo para conversar.
Vésperas de feriados devem ser evitadas, no sentido que, se a empresa não trabalha no dia seguinte, você será entrevistado em um dia atípico para o seu entrevistador.
3 Trânsito
Dependendo do horário, o deslocamento do lugar em que você se encontra até o local da entrevista pode demorar muito mais no horário de pico. Opte por um horário em que você sabe que o trânsito está mais tranquilo.
Com isso, você evitará um momento de stress antes da sua entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário