domingo, 11 de março de 2012

Saiba como conseguir um emprego com a rede social LinkedIn

Especialistas mostram o que faz a diferença na hora de editar o perfil no site

Bianca Bibiano, do R7

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Divulgação/LinkedIn

 

Em 2011, o site alcançou sete milhões de usuários no Brasil

Publicidade

Quando a publicitária Raquel Miranda, 24, criou seu perfil na rede social LinkedIn, pretendia abrir um canal para conhecer profissionais da sua área. Só não imaginava que o perfil fosse garantir um emprego novo.
- Eu estava contente com o trabalho que tinha na época, mas sabia que era importante deixar as portas abertas e encontrei no LinkedIn uma maneira prática e gratuita de ter um currículo atualizado na internet.
Depois de algum tempo monitorando a rede, Raquel recebeu um email do gerente da agência Wunderman, em São Paulo, Marcelo de Almeida Andrade. Após aceitar a solicitação de amizade, veio o convite para trabalhar na agência.
Segundo Andrade, os currículos que havia recebido para a vaga na agência não preenchiam os requisitos do cargo.
- Resolvi procurar no site, pesquisando por grupos de amigos, entre outros muitos perfis, encontrei o currículo da Raquel.
A publicitária acredita que o diferencial de seu perfil na rede é o foco em informações profissionais.
- Não é como no Facebook ou Twitter, em que fazemos comentários sobre qualquer assunto ou curtimos fotos de amigos. No LinkedIn, eu atualizo meus trabalhos e faço conexões apenas com pessoas com quem trabalho ou tenho vontade de atuar. Não vale adicionar a prima ou vizinho só para ter mais amigos. Não é isso o que conta.
Sete milhões de usuários

Em 2011, o site alcançou sete milhões de usuários no Brasil e tem se transformado em um verdadeiro banco de currículos, em que empresas procuram os profissionais mais aptos para ocupar cargos de gestão, coordenação e gerência, entre outros.
Para Willian Bull, que trabalha com gestão de talentos no Instituto Pieron, em São Paulo, o site é ideal para quem quer ter um currículo online, especialmente para profissionais que desejam se destacar no mercado e conseguir um cargo melhor.
- Quando a pessoa cria seu perfil, o site gera algumas palavras chave que servem de referência na hora de o empregador procurar um candidato. Se ele quer contratar um gestor em tecnologia, por exemplo, digita na busca palavras relacionadas a esse trabalho, que direcionam a pesquisa para currículos específicos.
Principais erros

Por isso, manter o perfil em dia é o primeiro passo para chamar a atenção dos empregadores. Para Bull, o maior erro de quem entra na rede é deixar o perfil desatualizado.
- Assim como nas outras redes sociais, muita gente se conecta por curiosidade e depois deixa de mexer no site. Mas, nesse caso, é como um currículo. E ninguém gosta de ter um currículo desatualizado.
Veja como montar o seu perfil

As informações falsas e erros de português e inglês (a rede trabalha com o conteúdo original em inglês) também figuram entre os principais erros.
- É o cartão de visita do profissional. Se ele quer ser bem visto pelo mercado, precisa passar uma boa imagem no mundo virtual.
Para que a exposição on-line seja benéfica para a carreira, o profissional também precisa ficar atendo ao que publica em suas outras redes sociais, já que o site possibilita ao usuário vincular o LinkedIn ao perfil do Facebook e Twitter.
Mariciane Gemin, sócia-gerente da empresa de recursos humanos Asap, em Curitiba (PR), diz acreditar que é nesse intercâmbio de informações de um site para o outro que podem ocorrer os deslizes.
- Nenhuma empresa quer um funcionário que faça comentários preconceituosos ou com palavrões em suas redes públicas. Não que isso seja proibido, mas, nesses casos, o melhor mesmo é manter profissional e pessoal em campos diferentes.
A especialista também dá uma dica para a hora de escolher a foto do perfil, que costuma causar polêmica.
- Não vá colocar aquela foto de biquíni que está no perfil do Orkut no seu LinkedIn. O mais apropriado é colocar uma foto do rosto, com uma roupa adequada ao cargo em que se quer trabalhar.
Depois de o perfil, é a vez de procurar os contatos. Mariciane indica aos usuários procurarem grupos em suas áreas de atuação que estejam disponíveis no site, por exemplo, um grupo de profissionais de administração ou de publicitários, como no caso da Raquel.
- Nesses grupos dá para conhecer gente nova e até, quem sabe, fazer conexões para conseguir um emprego novo.

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