sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Competências Essenciais às Lideranças.

Competências Essenciais às Lideranças.

A exigência em torno da atuação dos líderes tem sido cada vez mais incisiva, afinal cabe a eles gerir outras pessoas e fazê-las alcançar metas, dar os resultados esperados às necessidades da companhia. Ao contrário do que acontecia no passado, o papel do “chefe” não é mais restrito dar ordens e “ponto final”. Hoje, as ações da liderança vão além. O líder tornou-se um importante elo entre a empresa e as equipes, pois através dele as pessoas sabem o que se espera delas e quais os caminhos a serem trilhados para conquistar resultados. Por isso, ter apenas competências técnicas não torna um profissional em um líder. É fundamental ter em sua bagagem competências comportamentais para aplicá-las junto no dia a dia da equipe. Abaixo, seguem algumas atitudes que ajudam o comandante do barco e dar confiança aos seus tripulantes, ou seja, às pessoas que estão com ele e o ajudarão em novas conquistas.
1 - Ir à busca do desenvolvimento, ou seja, não esperar que a organização ofereça treinamentos, cursos, entre outras ferramentas. O desenvolvimento pode ser obtido através da leitura de livros, sites, revistas especializadas, um bom programa exibido na TV. Enfim, não é obrigatório fazer investimentos altos para desenvolver novas competências.

2 - Não temer às inovações, aos processos de mudanças que estão presentes no dia a dia de qualquer profissional. Para vencer barreiras é indispensável tornar-se resiliente.

3 - Ao gestor não basta ouvir, é preciso escutar. Prestar atenção ao que as outras pessoas falam, sejam superiores imediatos ou subordinados, é uma rica oportunidade para identificar falhas e acertos na forma como exercita a liderança.

4 - Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Saber dosar os momentos de dedicação ao trabalho e de lazer, seja com a família ou os amigos, faz com que o gestor acumule tensões e, conseqüentemente, descarregue todo o “peso” em cima dos seus liderados.

5 - Há quem acredite que cabe ao gestor apenas gerir o processo de feedback. No entanto, a liderança também precisa ter ciência de que ter um retorno sobre sua performance é fundamental, para que identifique os pontos fortes e aqueles que necessitam ser trabalhados.

6 - O líder exerce o papel de dar um norte à sua equipe. Mas, ele também é humano e passível de cometer erros. Reconhecer que se equivocou diante de uma situação não enfraquece o gestor, pelo contrário. Isso faz com que os seus subordinados vejam nele um exemplo a ser seguido e considerar o erro como uma oportunidade de aprendizado.

7 - Descentralizar atividades sem medo de perder espaço. Por mais que detenha conhecimentos, a liderança possui limitações e precisa delegar atividades aos demais profissionais que estão ao seu redor. Tentar ser o “Super-Homem” e fazer tudo sozinho é mesmo que pular um muro alto, sem saber o que está do outro lado.

8 – Não se sinta em um pedestal, apenas porque detém o comando de uma equipe. Seja capaz de valorizar a transparência na sua gestão através de uma comunicação ativa com os que o cercam. Isso estreitará a relação líder-liderado e melhorará significativamente o clima organizacional.

9 - Saiba compartilhar com os subordinados os problemas como, por exemplo, a não obtenção das metas alcançadas. Quando isso ocorrer, não haja como um atirador e jogue a culpa no primeiro que aparecer. Abra espaço para o diálogo e receba sugestões, troque idéias. Quem sabe nesse momento surge uma “luz” para contornar um momento delicado.

10 - Da mesma forma que os problemas do departamento devem ser partilhados por todos, as conquistas também devem ser comemoradas coletivamente. Se o setor que está sob sua responsabilidade alcançou ou superou as expectativas da empresa, divida essa conquista com sua equipe. Afinal, todos deram sua parcela de contribuição.

Fonte: http://www.textosmotivacionais.com

Filipeta mini

Nenhum comentário:

Postar um comentário